Entre abraços infantis e beijos adolescentes, manifestamos essa tentativa de “abrasileirar o Brasil”

Olá povo brasileiro?

Já que “desmistificamos” um pouco as várias faces do Academicismo, que tal “mistificarmos” um pouco estes tão revoltos-modernos de 20?

Então, em 2010 tivemos a oportunidade de comemorar os 120 anos de Anita Malfatti, como reconhecimento desta que foi, para sua época, a artista brasileira mais antenada com a arte que se fazia no exterior, foi realizada a exposição Retrospectiva Anita Malfatti -120 anos.

Para os fãs que se animaram a conferir as obras da senhorita, infelizmente a exposição já passou, mas um texto muito bacana e espirituoso do André Albert para a revista Bravo! ficou: Anita Malfatti – Anita, que Amava Mário…
Nele vocês poderão se interessar um pouco mais pela obra desta que foi um expoente para o modernismo da semana de 22. Ver como Anita Malfatti, mulher, solteira, canhota (!), foi capaz de iniciar um estilo de vanguarda brasileiro, sentiu-se reprimida quando Monteiro Lobato a culpou por “macaquear” estilos estrangeiros, e amou sem ser correspondida o seu amigo-modernista Mario de Andrade.

Depois disso, vocês podem antropofagiar à vontade os manifestos Pau Brasil e Antropófago. E ir mais além, perceber que esses manifestos, ainda hoje, tem seu papel na construção de significados da arte. Se não, porque uma artista contemporânea do peso que tem Marina Abramovic se permitiria tornar a vida de um artista tão “ilimitada” em um manifesto? Aproveitem!

Na Galeria de hoje, a moderníssima Malfatti e um pouco das performances da contemporaninississima Abramovic:



Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s