“Ao infinito e além” na arte paranaense em Curitiba

Hoje todas as atenções deste blog nacional/global estarão voltadas para a arte paranaense encontrada em Curitiba. Talvez não seja fácil dar-se conta das tantas oportunidades e acervos que estão disponíveis, mas na capital do Paraná, o circuito de artes vai bem além dos grandes museus. A cidade possui muitas galerias e espaços de arte e cultura, boa parte mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Secretaria da Cultura do Paraná.

Dar uma passada no Museu Oscar Niemeyer, no Museu de Arte Contemporânea, desbravar o Centro Histórico de Curitiba, o Memorial da cidade, são programas que garantem uma boa cota para os “apreciadores de arte”… mas é ir além desses “figurões” que permitirá maiores encantamentos e descobertas das “tantas oportunidades (…) disponíveis”.

Seria muito extenso falar até sobre boa parte delas (a quem interessar possa, basta conferir tantos espaços no domínio “Arte” no site Guia Geográfico Curitiba), mas uma boa pedida para aproveitar outros espaços seria pegar uma sessão de filme na Cinemateca, ir pelo Paço da Liberdade para conferir a programação de cursos, exposições e palestras (hoje o espaço é administrado pelo SESC, e a biblioteca possui um acervo bem atualizado para literatura nacional e estrangeira, livros de arte e design, periódicos e afins), andar de boa pelo Largo da Ordem e dar de cara com uma exposição sobre gravuras (ainda dá pra tirar um intervalo petiscando em algum barzinho ou fazer um lanche na Casa Lilás, por exemplo), conferir os últimos auês daquele pessoal que “invadiu” a ilustre residência do Barão do Serro Azul e mantém uma programação variada no Solar do Barão… é um “tantão” de tanto pra conferir!

E para estender essas horas de agora pela arte paranaense em Curitiba, tem mais três caminhos/ideias para se aventurar e pensar, e que provavelmente será fácil de ver materializado por ai. O primeiro é um portal com vários nomes reconhecidos das artes plásticas do Paraná, no ArteParanaense você encontrará obras, biografia e contatos dos artistas participantes. E sabem aqueles tantos painéis que se vê pela cidade? Pois o segundo caminho é tanto para creditar como serve de curiosidade para quem admira os painéis de exposição pública na cidade, boa parte são trabalhos de Poty Lazzarotto (outro painel no artista está bem próximo destes alunos que aproveitam o conforto dos “queijos” da UTFPR, chamasse “Ofícios”). Por último, alguns endereços que em algum período documentaram a arte urbana feita por Curitiba:

http://plastico2.blogspot.com/ http://plasticourbano.blogspot.com/

http://arteurbanacwb.blogspot.com/

http://marcasurbanas.vilabol.uol.com.br/ http://marcasurbanas2.vilabol.uol.com.br/

Na galeria de hoje, painéis de Poty Lazarotto e muita arte urbana ali da esquina.

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s