Como vão vocês…?

Foi pelos idos dos anos 80, mais precisamente em 14 de julho de 1984, quando aconteceu na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, Rio de Janeiro, a abertura da exposição “Como vai você, geração 80?”, que um grupo de novos artistas (em grande maioria do Rio e de São Paulo) rompe com as estéticas concretistas dominantes nas duas décadas anteriores.

Beatriz Milhazes, Leonilson, Alex Vallauri e Leda Catunda estavam entre os 123 jovens artistas de diferentes tendências e que de diversas formas comemoravam o momento de redemocratização do Brasil pós-ditadura. Essa geração protagonizou no Brasil o que lá fora foi equivalente à transvanguarda italiana, e ao neoexpressionismo alemão.

O movimento foi caracterizado pela chamada “volta à pintura”, mas mais do que isso foi nesse período que, não havendo mais aquela necessidade da arte servir como meio de contestação política, as obras agora voltavam a se questionar e retratar novos olhares sobre as sexualidades e a vida urbana, sem a necessidade de ser tão cerebral. Os artistas podiam apenas trabalhar com o prazer pelo fazer, o que não impedia que cada obra resultasse em temas mais profundos, ora particulares a cada artista, ora universais, ora dosados, ora explosivos.

E é dessa forma que essa nova pintura se assume na instantaneidade, assume como referência os ícones da cultura de massa e da cultura material, são produzidas nos mais diversos suportes, podendo incorporar os mais diversos objetos do cotidiano.

E sem muita preocupação temporal e pra agradar a todas as gerações, na galeria você conhece um pouco do trabalho de quem participou do evento. E até próximo semestre!

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s