SPAM

“… uma coisa que vai alegrar você – a quase realização daquela nossa velha idéia, lembra-se? – de um centro de arte moderna juntamente com d. Olívia Guedes Penteado e com outras algumas senhoras de nossa melhor sociedade; estou tentando dar a essa idéia uma forma palpável, útil. Creio que faremos para principiar uma espécie de club que se chamará ‘Sala Moderna’, na qual exporemos quadros, estátuas, livros e faremos ouvir musicistas, escritores exclusivamente modernos, nacionais e estrangeiros.” em uma carta de Mário de Andrade a Lasar Segall, retrata a criação da Sociedade Pró-Moderna (SPAM), em 1932.
Após a efervescência da semana de arte moderna de 22, um grupo de artistas de diversas áreas e pessoas influentes da sociedade paulistana, estavam dispostos a se reunir para promover a arte em reuniões e festas.Entre essas pessoas estavam: Anita Malfatti, Paulo Prado, Lasar Segall, Camargo Guarnieri, Hugo Adami, Mário de Andrade, Mina Klabin Warchavichik, Rossi Osir, Tarsila do Amaral, John Graz, Regina Graz, Vittorio Gobbis, Wasth Rodrigue, Olívia Guedes Penteado, Antonio Gomide, Sérgio Milliet, Menotti del Picchia, Paulo Mendes de Almeida, Jenny Klabin Segall, Alice Rossi, entre outros.
Em 1933 a SPAM faz o catálogo e a exposição do primeiro evento de Arte Moderna, onde reúne 100 nomes de artistas modernos nacionais e nomes internacionais. Ao apresentar a exposição, o grupo apresenta também a entidade, que visa “estreitar as relações entre artistas e pessoas que se interessam pela arte em todas as suas manifestações”; promover exposições, concertos, reuniões literárias e dançantes; realizar sorteio de obras entre os membros; e criar uma sede social que se torna um espaço de exibições e festas (estes que sempre foram o ponto alto da sociedade).
A Spam remete a um contexto artístico marcado por tentativas de ampliação dos espaços da arte e da atuação dos artistas modernos, por meio da criação de grupos e associações. Com isso, faz um panorama do que acontecia na vida artística do país nos anos 30 e qual foi a influência da Semana de Arte Moderna para esse desenvolvimento.

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s