Max Bense

Nascido em Estrasburgo, na Alemanha, Bense, depois de ter sido professor na Escola Superior da Forma de Ulm, ocupou a cadeira de Filosofia da Escola Politécnica de sua cidade natal. Além de filósofo, Bense era artista e escritor. Deixou sua obra filosófica composta de vários livros importantes, entre os quais o clássico Aesthetica, publicado entre 1954 e 1965, e Semiotische Prozesse und Systeme, de 1975.
Dentre as inúmeras influências que sua estética exerceu, cabe destacar o profundo intercâmbio que Bense manteve com artistas e intelectuais brasileiros. Todo o movimento concretista, na poesia ou nas artes plásticas recebeu o impacto direto de suas idéias. O grupo de poesia concreta brasileiro noigandres, composto, entre outros, por Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, manteve estreitos laços de amizade com Bense. Artistas plásticos como Lygia Clark e Mira Schendel tiveram suas obras comentadas pelo filósofo alemão.
Decorrência destes inúmeros laços intelectuais, foram as exposições realizadas na Alemanha por artistas brasileiros. Várias mostras de poesia concreta – como a realizada no Technische Hochschule de Stuttgart, em 1959 – bem como exposições de artes plásticas – como a realizada por Lygia Clark, em 1964, na mesma cidade – foram organizadas. Bense sentia profunda identificação pela cultura brasileira, a ponto de intitular um de seus ensaios de New Canibalism, numa clara referência à Semana de 22. Este filósofo pensou a arte através de projetos conceituais, metodologias, teoria da informação e da semiótica moderna.

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s