Lygia Pape

Lygia Pape foi artista plástica e cineasta. Fez parte da arte de vanguarda brasileira.
Na década de 1950 foi uma das fundadoras do grupo Frente, com outros artistas como Hélio Oiticica e Lygia Clark e depois esteve inserida no movimento Neoconcreto. Ambos os movimentos eram contrários a uma arte  moderna brasileira de caráter figurativo e nacionalista. E apesar de terem o concretismo como referência, não o seguiam como regra.
As obras de Lygia Pape caracterizam-se pela valorização do experimental, do sensorial, pela mistura de linguagens e de formatos que permitem maior interação com o espectador.
A artista trabalhou com pinturas, esculturas, gravuras, instalações, intervenções artísticas, fotografia, cinema; em um de seus depoimentos, Pape fala sobre essa liberdade em transitar por meios diferentes de expressão “Eu trabalho de forma circular, passo de uma obra para outra. Isso pode parecer estranho mas, para mim, é uma forma de meditação de um trabalho em relação ao outro; uma questão alimenta e ajuda a resolver a problemática da outra. Chego, às vezes, até a mudar de técnica: das artes plásticas, passo para o cinema ou escrevo. Isso tudo faz parte de um todo e funciona organicamente. (…)”
Interessante também saber que Lygia Pape chegou inclusive a realizar alguns projetos gráficos como foi o caso da reformulação da identidade visual da empresa de biscoitos e massas Piraquê, como a marca e as embalagens e na criação do cartaz do filme Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Algumas de suas obras


Referências:
http://www.itaucultural.org.br
http://www.lygiapape.org.br
Reis, Paulo; Arte de Vanguarda no Brasil.

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário