Arte, poesia e Augusto de Campos.

As artes e o design sempre estiveram muito próximos, em alguns trabalhos inclusive é difícil definir exatamente o que é um e o que é outro.

Talvez por causa desta proximidade vários artistas já fizeram trabalhos relacionados ao design e vice-versa. A artista Lygia Pape, por exemplo, já citada aqui no blog, produziu cartazes para lançamento de filmes e identidade visual para empresa Piraquê. Além de vários artistas plásticos, como ela, alguns escritores também já se aproximaram do design como é o caso do poeta concretista Augusto de Campos.

Augusto Luís Browne de Campos é Paulistano, nasceu em 1931. Ajudou a organizar o movimento de poesia concreta no Brasil, tem publicados 12 livros de poesias e 12 ensaios.
Sua obra, através da temática social, explora diferentes linguagens, propondo uma nova organização para as palavras, letras, cores, símbolos e sentidos, sendo de grande contribuição para as artes gráficas e sua relação com a poesia no Brasil.

Dentre seus livros, dois foram produzidos em parceria com o artista plástico e designer Júlio Plaza, “Poemóbiles”e “Caixa Preta”.

Poemóbiles é um livro onde os poemas foram colocados sobre dobraduras e quando se abre a página eles ficam em posição tridimenssional, como esculturas, dando novo sentido à palavra ou criando uma nova palavra. Já no livro Caixa Preta a poesia se mistura à fotografia, as tipografias criam texturas. No poema Pulsar sinais gráficos substituem vogais e o poema código se assemelha muito a uma marca.

Nesta frase, Augusto de Campos talvez explique o porquê da proximidade da poesia com outras linguagens: “O poeta concreto vê a palavra em si mesma – campo magnético de possibilidades – como um objeto dinâmico, uma célula viva, um organismo completo, com propriedades psicofisicoquímicas, tacto, antenas, circulação, coração: viva.” (http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poesiaconc.htm)

Será que esta explicação ( poética, claro) também serve ao designer para pensar sua proximidade com as artes e tantas outras disciplinas?

Algumas de suas obras:

Referências:
http://www.itaucultural.org.br
http://www2.uol.com.br/augustodecampos/biografia.htm

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s