Rivane Neuenschwander

Rivane Neuenschwander nasceu em 1967 em Belo Horizonte. Estudou desenho na escola de Belas Artes da UFMG. Rivane tem uma carreira extensa como artista plástica.
Já ganhou vários prêmios e participou de várias exposições no Brasil e exterior como a Bienal Internacional de Veneza em 2003 e em 2004.

Alguns temas são recorrentes na obra desta artista contemporânea . O tempo, por exemplo, ou as limitações temporais e espaciais incorporadas por calendários, datas de validade de comida ou territórios. Isto pode ser visto em algumas obras como ‘Still – life Calendar – 2002’ (calendário de um mês, feito de trinta naturezas – mortas, adquiridas em feiras de artesanato. As pinturas são cobertas de camadas de cola permanentes e pimenta do reino em pó. O número de frutas em cada pintura corresponde a cada dia do mês) e ‘Dead Line Calendar -2002’
(calendário de 1 ano (Agosto 2001/ Julho 2002) feito de datas de validade cortadas de embalagens de produtos perecíveis). Vários trabalhos de Rivane também usam o olhar do espectador para completar a obra, o que mostra que existem vários olhares e que tudo depende do ponto de vista, como nas obras ‘ici lá – bas aqui acolá – 2002’ (uma série de desenhos da Torre Eiffel feitos de memória por cidadãos de Belo Horizonte, exposta juntamente com uma cadeira de metal que dá acesso à janela de onde se vê a Torre Eiffel em Paris) e ‘Ponto de vista – 2002’ (a silhueta de uma catedral em frente ao museu é pintada com plástico líquido na parede de vidro do lado de fora do espaço expositivo. Por um ponto de vista específico, o visitante é capaz de sobrepor a silhueta à catedral, tendo assim a impressão de que esta última foi apagada da paisagem. O uso de temperos também é um recurso adotado pela artista para compor algumas de suas obras como ‘Alfabeto comestível- 2001’ ( é um alfabeto latino representado por 26 painéis, cada um deles feito com fita mágica e diferentes tipos de comida em pó, selecionadas de acordo com a letra inicial de seus nomes em várias línguas. A disposição dos painéis corresponde à ordem alfabética, indo de A a Z: Açafrão, Black Papper, Colorífico…Zattar.) e ‘Still – life -2002’. Segundo Daniel Birnbaum, este recurso tem ligação direta com a Antropofagia, termo muito usado na Arte Moderna Brasileira, e assim se torna um tema tipicamente brasileiro (livro Ici lá- bás, Rivane Neuenschewander).

Rivane trabalha bastante com instalações como ‘Chove chuva -2002’ (chuva artificial gerada por baldes suspensos pelo teto, gotejando em baldes colocados no chão. De quatro em quatro horas, a água é coletada dos baldes de baixo e recolocada nos baldes de cima) ‘e ‘_ _ _ _ _ _ _ _ _( Product of) -2002’ (sacas de Comida são transformadas em sacolas de feira e vendidas em mercado em todo o Brasil. Uma seleção destas sacolas foi adquirida e depois modificada: toda informação escrita foi apagada das sacolas, restando apenas o silkscreen das ilustrações e logomarcas, por sua vez repintadas em suas cores e desenhos originais), com fotografias ‘BH-2002’ e Conversas (conversations) -2002 e vídeo ‘ Love Letting -2002’. Em suas exposições também podem ser vistos quadros e desenhos feitos por outros artistas ou não artistas como em ‘ Imprópria paisagem – 2002’( Marinhas adquiridas em feiras de rua são repintadas, eliminado-se os barcos. Barcos de papel encontrados na rua são colocados na frente das pinturas, posicionadas em paredes diametralmente opostas) , que tem como intuito mostrar a visão de várias pessoas sobre uma mesma imagem ou um mesmo assunto.

Enfim, Rivane tem uma obra extensa e é difícil citar todas neste blog. Aqui tentamos fazer apenas um breve resumo. Mas sugiro que conheçam melhor o trabalho desta artista que vale muito a pena.

Algumas de suas obras:

Referências:
Livro Ici lá – bas, Rivane Neuenschewander
http://www.itaucultural.org.br

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s