Poty Lazzarotto

O museu Oscar Niemeyer está com a mostra “Poty de todos nós” que apresenta 800 itens que fazem parte da produção do artista Poty Lazzarotto. Entre estes, materiais inéditos para o público como fotos do seu convívio familiar e desenhos de infância.

Considerado um dos mais expressivos artistas paranaenses, Napoleon Potyguara Lazzarotto nasceu em Curitiba, em 1924. Poty gostava de desenhar desde criança e com 14 anos teve suas histórias em quadrinhos publicadas no jornal Diário da Tarde. Mais tarde, estudou pintura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e, em seguida, com auxílio do governo Francês, estudou litografia em Paris.

Durante muitos anos Poty Lazzarotto trabalhou com desenhos e gravuras, xilogravura e litogravura, inclusive várias delas viraram capas de livros, dentre eles livros Iracema, de José de Alencar; Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa; Capitães da Areia, de Jorge Amado; O Quinze, de Rachel de Queiroz, Moby Dick, de Herman Melville; além de várias obras de Machado de Assis e do curitibano Dalton Trevisan, e alguns destes trabalhos se encontram nesta mostra do MON.

A partir da década de 60, Poty intensifica sua arte de muralista, usando diversas técnicas: madeira gravada, lajota cerâmica, vitrais, azulejos e concreto aparente. Seus murais podem ser vistos em Curitiba, no Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais, na cidade da Lapa, na Região Metropolitana (seu Monumento ao Tropeiro é o portal de entrada da cidade) e em outros locais do Brasil e do exterior.

Poty Lazzarotto morreu em Curitiba, no dia oito de maio de 1998. Um painel inacabado deixado por Poty foi terminado posteriormente e encontra-se hoje na sede do Simepar.

Mostra “Poty, de todos nós”
Data: Até dia 30 de Setembro
Local: Museu Oscar Niemeyer

Alguns dos seus trabalhos:

Referências:
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/potysite.html
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3077

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s