Arte Pop

Foi um movimento artístico que surgiu na década de 60 com o objetivo de romper a separação entre a arte e a vida, ou seja, a ideia era aproximar as pessoas e o cotidiano delas com a arte. Isso se dava, muitas vezes, através de críticas à sociedade consumista, materialista, e à produção em série.

Os artistas deste movimento, geralmente, usavam como referências as mídias: jornais e revistas, histórias em quadrinhos, publicidade, cinema e imagens televisivas. Eles se apropriavam destas linguagens e destas imagens, deslocando-as do contexto inicial.
Os representantes mais conhecidos desta arte são os americanos Andy Warhol (1928 – 1987), Roy Lichtenstein (1923 – 1997). No Brasil alguns artistas tomaram a Arte Pop como referência, como é o caso de Nelson Leirner (1932).

Nelson Leirner tem uma ampla produção de obras que critica/questiona o consumo e o valor dos objetos. Em algumas delas, ele trabalha com colagem de adesivos de personagens de desenhos animados como Pica- Pau, Os Dálmatas, Hello Kitty, Piu Piu, ou seja personagens bem populares, e cola uns sobre os outros de forma que nenhum receba um destaque especial. Desta forma, ele faz uma crítica irônica ao capitalismo, mostrando símbolos da cultura consumista em que vivemos, na qual as pessoas deixaram de ser indivíduos e se tornaram números.

Algumas obras de Nelson Leirner:

E para quem quiser ver de perto trabalho deste artista e de outros, como Cildo Meireles, Lygia Pape e Hélio Oiticica podem aproveitar a oportunidade e ir ao MON, até o dia 20 de Janeiro de 2013, para visitar a exposição “América do Sul, a Pop Arte das Contradições” que traz um recorte do movimento Pop Art no Brasil e na Argentina, na década de 1960.

Serviço: Museu Oscar Niemeyer Exposição “América do Sul, a Pop Arte das contradições”
4 de outubro de 2012 a 20 de janeiro de 2013
Das 10h às 18 horas ingressos: R$4 e R$2 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).
Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico – Curitiba – PR

Bibliografia:
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/noticias_2012/pop_arte.html
http://www.itaucultural.org.br/

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s