A Op Art e o artista Luiz Sacilotto

Oficialmente, a Op Art ( Arte ótica, Optical Art) teve início e ganhou este nome na exposição “O olhar compreensivo”, no MoMA de Nova York, em 1965. Oficialmente porque antes já haviam outros estilos que faziam experiências relacionadas a efeitos visuais, como o cubismo e o abstracionismo, por exemplo.

A principal característica da Op Art é a sensação de que a pintura , que na verdade está parada, está se movimentando quando olhamos pra ela, diferente da arte cinética que realmente está se movimentando. Isto se deve à ilusão de ótica que o artista cria, dependendo de como ele usa a perspectiva, a sombra, a luz e as cores. Geralmente nas pinturas deste estilo são usados o preto e branco ou cores cotranstantes. E para conseguir estes efeitos, os artistas realizavam experiências e pesquisas em torno da óptica, da física e da química.

Victor de Vasarely (1908) é considerado um dos grandes representantes desta arte no mundo. E no Brasil, Luiz Sacilotto foi um dos precursores da Op art.

Luiz Sacilotto nasceu em Santo André, em 1924. Estudou pintura e, em seguida, trabalhou na indústria como desenhista e projetista de esquadrias metálicas. Paralelo a isso, ele realizava seu trabalho artístico. No começo suas obras tinham caráter figurativo, mas depois foram se tornando abstratas e concretas, cada vez mais, tanto que depois ele foi um dos importantes artistas do movimento concretista.

Tanto na sua fase concretista como na fase da Op art, suas obras caracterizam-se pela sistematização do movimento, pela repetição e multiplicidade das formas geométricas, pelo dinamismo e pelos jogos ópticos.

É Interessante passear pelas obras deste artista de forma cronológica e perceber como foram mudando a cada fase, até chegar na Op Art.

Algumas de suas obras:

Bibliografia:
http://www.itaucultural.org.br
http://www.sacilotto.com.br

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s