Belmonte

Benedito Bastos Barreto foi um dos caricaturistas e intelectuais mais importantes de São Paulo no começo do séc. XX. Como a maioria dos caricaturistas da época, ficou mais conhecido por seu pseudônimo, Belmonte.

Nascido em São Paulo, em 1897, Belmonte teve seu início de carreira desenhando para revista Rio Branco, mas depois trabalhou como chargista no Folha da Noite, no qual criou seu personagem mais popular, Juca Pato.

Juca Pato representava o cidadão paulista classe média da época, com todas suas dúvidas e insatisfações quanto aos acontecimentos da cidade e políticas públicas.
Este personagem foi popular a ponto de ter seu nome em estabelecimentos comerciais e em diversos produtos comercializados na época como cigarros, balas, entre outros.

Belmonte tinha suas charges publicadas diariamente no Folha da Noite. Geralmente elas abordavam temas como assunto a política, o cotidiano das cidades, o crescimento exagerado dos centros urbanos, e todos os problemas que isso acarretava no cotidiano das pessoas. Ele também usava suas charges para criticar a política internacional, especialmente o nazismo, e aqui no Brasil, ironizava a política de Getúlio Vargas.

Belmonte também ilustrou alguns livros infantis, como os de Monteiro Lobato, por exemplo. Publicou livros e artigos sobre a história de São Paulo e fez parte do Instituto Histórico e Geográfico local.

Algumas de seus trabalhos:

Referências bibliográficas:

http://www.itaucultural.org.br
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/biblioteca_belmonte/biografia_patrono/index.php?p=4681
http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF15/H&R_da%20Silva.pdf

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s