Di Cavalcanti

Um dos idealizadores e principal organizador da Semana de Arte Moderna em 1922, Di Cavalcanti é um importante artista modernista brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro, em 1897.
O início de sua carreira se deu em 1914 quando Di Cavalcanti começou a fazer caricaturas e ilustrações para a revista Fon-Fon. Paralelo a isso, ele cursou a faculdade de direito e frequentou o ateliê de pintura do artista Georg Elpons (1865-1939). Nesta mesma época, Di Cavalcanti conheceu intelectuais como Mário e Oswald de Andrade.

Em 1923 Di Cavalcanti viajou para a Europa, onde permaneceu por 2 anos. Lá conheceu importantes ícones da arte mundial como Pablo Picasso, Léger e Matisse.

Na década de 30, quando Di Cavalcanti voltou ao Brasil, ele se filiou ao Partido Comunista. Suas obras passam a ter um caráter mais reflexivo e crítico com relação ás questões políticas e sociais.

Com relação à arte abstrata, Di Cavalcanti era claramente contra e expressava esta oposição através de artigos e conferências que realizava.

Em suas obras, Di Cavalcanti pintava temas que buscavam retratar a realidade social e a cultura brasileira, a fim de colaborar com a construção da identidade nacional, como a representação das mulatas e do carnaval.

Para quem quiser conhecer mais sobre este artista e sua obra, até fevereiro de 2013 estarão expostos no MON os trabalhos mais significativos de Di Cavalcanti, aproximadamente 80 obras, na exposição “Di Cavalcanti, Brasil e Modernismo”. Mais informações no site do MON.

Algumas obras de Di Cavalcanti:

Bibliografia:
http://www.itaucultural.org.br
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/
http://www.dicavalcanti.art.br/dec20.htm

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s