Alfredo Andersen

Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense, nasceu na Noruega em 1860 e veio para o Brasil com 31 anos de idade.

Na Europa, Andersen estudou Artes em ateliês particulares e depois trabalhou como pintor, professor cenógrafo e jornalista.

Já no Brasil, quando chegou, morou em Paranaguá, cidade litorânea do Paraná, onde conheceu sua esposa. Depois de dez anos mudou para Curitiba onde abriu seu ateliê, retomando suas atividades profissionais. Andersen foi um dos pioneiros no trabalho profissional como artista em Curitiba, principalmente como professor de arte. Vários foram seus discípulos como: Albano Agner de Carvalho (1899 – 1992), Aníbal Schelleder (1891 – 1927) e Maria Amélia D’Assumpção (1883 – 1955).

A pintura foi a técnica mais representativa na obra de Andersen. E seus temas mais explorados foram as paisagens, as cenas de gênero e os retratos . Nos retratos, Andersen em geral, usava técnicas de contrastes de luz e sombra como na obra “Retrato de senhora” (s.d.). Nas cenas de gênero, podemos ver grande variedade de tons solares, o que torna estas obras bastante expressivas e luminosas, como na pintura “Vida Laboriosa” (s.d.). Já nas paisagens Andersen adotava uma paleta de cores mais leves e com maior liberdade formal, aproximando-se do impressionismo, como no quadro Paisagem (s.d.).

A casa de Alfredo Andersen em Curitiba, hoje abriga o Museu Alfredo Andersen que tem caráter biográfico, onde se encontram a maioria de suas obras. O museu também conta com uma biblioteca que disponibiliza ao público informações sobre o Museu, sobre Andersen e seus discípulos. Também realiza oficinas com intuito de dar continuidade ao trabalho e à memória de Andersen e expõe trabalhos de artistas convidados e de outros que são selecionados através de edital.

Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme 336 – Centro – 80510-190 – Curitiba – Paraná – Brasil
Telefone/Fax: (41) 3222-8262 – Telefone: (41) 3323-5148

Algumas de suas obras:

Referências:
http://www.maa.pr.gov.br/maa/
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_item=1&cd_idioma=28555&cd_verbete=998

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s