Os Gemeos

Nascidos em 1974, em São Paulo, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio são formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos. Eles começaram sua trajetória na street art em meados dos anos 1980, retratando as culturas regionais do Brasil nos muros de São Paulo.

O trabalho da dupla conhecida como OSGEMEOS está ligado ao cotidiano brasileiro, em cenários surrealistas. Estas obras misturam elementos do folclore nacional com outros ligados ao desenvolvimento da arte nascida nas ruas. Os desenhos são muito detalhados e podemos observar a preocupação inclusive em fazer as estampas das roupas dos personagens. As telas seguem a tradição do retrato, com personagens centrais em padrões multicoloridos, que se dividem entre o mundo da fantasia e o real. As instalações são carros, barcos e bonecos cinéticos gigantes feitos em madeira e incorporados à pintura de parede em grande escala.

Em 1993, OSGEMEOS começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional da arte urbana contemporânea, e também do circuito comercial, no Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos, onde são representados pela Deitch Projects, a mesma galeria de Keith Haring e Jean-Michel Basquiat.

OSGEMEOS foram convidados a pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia; a fachada, do prédio da Tate Modern de Londres, templo da arte contemporânea internacional; o grande muro pintado por Keith Haring, em 1982, em Nova York e vários outro prédios e muros pelo mundo.

Seus trabalhos já participaram de diversas exposições coletivas e individuais em diferentes galerias e Museus, como no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, na Galeria Fortes Vilaça & Galeria Bergamin, São Paulo, na Durex Arte Contemporânea, Rio de Janeiro e no Hiroshima City Museum of Contemporary Art, Japão e 2008 na Max Wigram Gallery, Londres; no Salon National Des Beaux-Arts, Carrousel du Louvre, Paris e noMuseum of Contemporary Art Tokyo (MOT).

Algumas de suas obras:

Referências:

http://osgemeos4.dominiotemporario.com/biografia/

http://www.faap.br/hotsites/osgemeos/

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s