Exposição 45 Manoel Coelho

Imagem

Com curadoria de Irã José Taborda Dudeque, a mostra realiza um panorama sobre a trajetória do arquiteto e designer Manoel Coelho, que completa 45 anos de carreira. São projetos visualizados por meio de painéis fotográficos, desenhos, maquetes e vídeos. 

Manoel Coelho diplomou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná em 1967, onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos. Participou do processo de Planejamento Urbano de Curitiba com projetos como o Mobiliário Urbano e a revitalização da Praça Osório. É o responsável pela arquitetura do Centro de Design do Paraná e do Tecnocentro.

Recebeu várias premiações destacando-se o Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer; Prêmio pelo Projeto de Sinalização e Mobiliário Urbano de Curitiba na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Prêmio de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design; além de participações na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, e Bienal Mundial de Arquitetura de Sofia, Bulgária.

Os edifícios criados por Manoel Coelho são, quase sempre, baseados em formas ortogonais e ângulos de 90º. Para o historiador e curador Irã Taborda, “a produção de Manoel Coelho é bem pouco espetacular”. Ressalta o historiador que basta observar a simplicidade estrutural e funcional do edifício administrativo da PUCPR, a relação simples e eficiente de concreto e alvenaria dos demais blocos daquela Instituição, ou dos prédios didáticos da Universidade Positivo.

O arquiteto lança também o livro “Manoel Coelho – Arquiteturadesign” sobre sua trajetória profissional, com textos do arquiteto e historiador curitibano Irã Dudeque Taborda; da professora e pesquisadora de Design, Ethel Leon; do historiador e crítico de Arquitetura Hugo Segawa.

 A exposição permanecerá no MON até dia 06 de abril de 2014. 

 

http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/45_manoel_coelho

 

http://www.google.com.br/imgres?espv=210&es_sm=93&biw=1366&bih=666&tbm=isch&tbnid=lpgSqTtL2A1mdM:&imgrefurl=http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml%3Fid%3D1423832%26tit%3DOs-feitos-do-maestro-arquiteto&docid=ByByORjEAGZsuM&imgurl=http://www.gazetadopovo.com.br/midia/tn_620_600_manoel1_101113.jpg&w=620&h=413&ei=7cKgUojdDOjSsATcrYGgAw&zoom=1&ved=1t:3588,r:8,s:0,i:101&iact=rc&page=1&tbnh=183&tbnw=275&start=0&ndsp=16&tx=165&ty=93

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s