Cultura indígena brasileira

         Plumária – A Arte Maior do Indígena Brasileiro, com cerca de 100 objetos e utensílios indígenas vindos do Museu de Arte Indígena (MAI), situado em Clevelândia, no Paraná. Com curadoria de Ana Itália Paraná Mariano, a mostra propõe um mergulho na história do Brasil, um resgate de vínculos com o passado e com a cultura indígena. 

         A curadora explica que a plumária brasileira agrupa adornos corporais, máscaras rituais, artefatos diversos para várias finalidades, brinquedos, armas, cestos, instrumentos musicais. A arte plumária tem para os povos indígenas não apenas a função de adorno, mas funções sócio-culturais profundas e bem definidas que regulam seu uso em rituais e cerimônias ligadas à morte, às crenças, à vida, onde apenas os homens se adornam. As mulheres e crianças só utilizam adornos em momentos determinados.

        “Esta exposição proporciona a visão de um outro mundo, uma linguagem em que a harmonia estética, a composição elaborada, representações de um repertório simbólico com significações iconográficas se fazem presentes”, analisa a curadora. Estela Sandrini, diretora cultural do MON, ressalta que a arte indígena está na pele, à mostra: “eles usam o corpo como suporte”. Ela ainda avalia que é uma exposição fundamental para conhecer a cultura do povo indígena brasileiro.

Image

Referências 

www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/plumaria

www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&docid=J3aTX0ViK8nbgM&tbnid=2XUZDrkDRQmiM:&ved=0CAIQjBw&url=http%3A%2F%2Fwww.djibnet.com%2Fphoto%2F2215253658-arara-vermelhapenascoloridas.jpg&ei=fRVU8y2EOX58AGfg4GQAg&psig=AFQjCNEtLfcdjs6sMmNlF5X8atP_FfrhRw&ust=1400858245122365

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s