Sérgio Rodrigues

“Tratar a madeira com amor é perpetuar no produto o espírito da floresta”  Sérgio Rodrigues

Sérgio Rodrigues foi um dos principais responsáveis por tornar o design brasileiro conhecido durante o século 20. E ao lado de Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, tornou o design brasileiro conhecido internacionalmente.

Nasceu no ano de 1927 no Rio de Janeiro, e na cidade maravilhosa estudou Arquitetura e Urbanismo. Iniciou-se como arquiteto no projeto de construção do Centro Cívico da cidade de Curitiba, obra importante no quadro da arquitetura moderna brasileira, sendo o auge de sua carreira nos anos 50 e 60.

A produção brasileira no setor mobiliário, em meados dos anos 50, estava ainda muito presa à estilos, e pensar na sua reinvenção não era uma tarefa nada simples. Com isso Sérgio Rodrigues viu a oportunidade de tornar possível um de seus ideais, que consistia em planejar o ambiente interno de acordo com o externo. Foi diante deste cenário, que o arquiteto e designer iniciou sua produção de mobiliários.

Sérgio Rodrigues trabalhou com design de móveis de acordo com o modernismo no Brasil, valorizando e exaltando a identidade brasileira e indígena em seus projetos, tanto na forma quanto na utilização de produtos nativos e tradicionais, como: madeira, couro e palha. O arquiteto e designer buscava capturar o espírito de brasilidade e transmiti-los em seus projetos. Sergio Rodrigues foi um dos principais designers de móveis brasileiros, com projeção mundial. Suas peças ambientam o Palácio do Planalto e diversos importantes edifícios públicos de Brasília, e podem ser encontradas no site do estúdio Sérgio Rodrigues.

“O móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro.” Sérgio Rodrigues

Poltrona Mole (1957)

Poltrona Mole (1957)

Poltrona Aspas “chifruda”(1962)

   Poltrona Aspas “chifruda”(1962)

Poltrona Diz (2001)

Poltrona Diz (2001)

 

Referências

http://www.sergiorodrigues.com.br

http://www.producaocultural.org.br/slider/sergio-rodrigues/

Anúncios

Sobre artebrasileirautfpr

Um endereço para aproximar, experimentar e [re]conhecer a arte brasileira.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s